quarta-feira, 10 de maio de 2023

Rita Lee & Roberto - Saúde (1981) / Rita Lee (1982)

 

Rita Lee Jones de Carvalho ou, simplesmente, Rita Lee, fez o circo pegar fogo desde o começo - no bom sentido! Essa cantora, compositora, escritora, atriz e multi-instrumentista natural de São Paulo começou a carreira cantando nos Mutantes, na metade da década de '60, onde contribuiu ou escreveu diversos sucessos, dentre eles "Ando Meio Desligado" e "Balada do Louco". Devido a desentendimentos sobre os rumos que o grupo deveria tomar (eles queriam um rock mais progressivo, e ela, algo mais pop), Rita acabou se desligando dos Mutantes e formou sua própria banda, a Tutti-Frutti (que durou até 1978). Em 1976, ela conhece o músico Roberto de Carvalho, com que inicia uma parceria amorosa e, claro, musical - e ambos não se desgrudam mais.

A partir dos anos '80, os hits se sucederam um após o outro, transitando entre o pop, o rock e a MPB. "Saúde", do início da década, tem como destaque a faixa título. Apesar dos poucos versos, a letra nos permite viajar por diferentes vertentes, dependendo de como o ouvinte quiser interpretá-la - desde a onda de vídeo-aulas de malhação em VHS que invadiu o mundo até o cansaço com as constantes críticas da opinião alheia (seria uma alfinetada na turma dos Mutantes, que discordavam dela?).

Para acalmar os ânimos, nada melhor que um "Banho de Espuma", uma das faixas mais tocadas do LP ("Que tal nós dois/Numa banheira de espuma") onde os versos já dizem tudo, com uma graça e leveza que só ela poderia cantar. E "Mutante" não tem nada a ver com seu antigo grupo. É uma canção de amor que descreve como a  cantora sofre quando é rejeitada por um amor ("Seguindo o meu caminho/Ai de mim que sou romântica"); já "Tititi" tem um "quê" de rock progressivo.

Em 1982, saiu "Rita Lee", que jogou nas FMs diversos sucessos. O primeiro, "Flagra", veio junto com a abertura da novela "Final Feliz", da Rede Globo ("No escurinho do cinema/Chupando drops de anis"). "Barriga da Mamãe" é uma música que ainda pode ser cantada  ao narrar o desgosto de se ler as notícias do jornal e sobre a pouca utilidade que um diploma na parede parece ter; assim, é preferível cair fora e voltar pra barriga da mãe.

"Cor de Rosa Choque" fala sobre a mulher, que encara qualquer parada e não pode ser vista como um mero objeto sexual ("... não foge à luta/E nem só de cama vive a mulher..."). Daí o título, que quis contrastar com a famosa ideia da cor rosa como sendo cor de menina, porque cor de mulher é rosa choque, com toda a sua intensidade! E o refrão não saía da cabeça de muita gente: "Por isso não provoque/É cor de rosa choque!". Outros destaques são a meiga "Só de Você", romântica bem ao estilo Rita, e "Pirata Cigano", com sua agitada suavidade.

São dois álbuns para se recordar a obra dessa camaleoa, que nos deixa de herança um mix de composições entre a MPB e o rock como só ela era capaz de fazer.


Cd 1

01 - Saúde    [05:01]

02 - Tatibitati    [04:02]

03 - Mutante    [03:24]

04 - Tititi (Galinhagem)    [04:38]

05 - Banho de Espuma    [03:42]

06 - Atlântida    [06:21]

07 - Favorita    [04:11]

08 - Mamãe Natureza    [04:12]


Download


Cd 2

01 - Flagra    [03:34]

02 - Barriga da Mamãe    [04:06]

03 - Barata Tonta    [03:50]

04 - Frou-Frou    [01:55]

05 - Vote em Mim    [04:22]

06 - Só de Você    [04:13]

07 - Brasil Com S    [03:14]

08 - Cor de Rosa Choque    [03:00]

09 - Pirata Cigano    [03:53]

10 - O Circo    [03:27]


Download







2 comentários:

  1. como baixar os arquivos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Google Chrome está apresentando dificuldades para baixar. Tente clicar no link com o botão direito, escolha "Abrir em outra janela" e, então, clique na barra de endereços e pressione ENTER. Deve funcionar
      Ou vc pode tentar usando o Firefox

      Excluir