sábado, 20 de agosto de 2016

R.E.M. - Out of Time (1991)


Um dos melhores álbuns da banda de rock progressivo R.E.M. foi este, da década de '90. O disco chegou ao topo das paradas americana, britânica e brasileira e ultrapassou a marca de 18 milhões de cópias vendidas ao redor do planeta. O primeiro e mais conhecido single do álbum foi "Losing My Religion" (foto menor). Embora a letra da música tenha tido as mais diversas interpretações (sobre o que seria, de fato,  "Perder a Religião", e os chutes foram de depressão até drogas),  o vocalista Michael Stipe contou, certa vez, que "losing my religion" é uma expressão muito comum em algumas partes dos EUA e que significa "perder a paciência", e não "perder a fé" ou coisa do gênero.

A música fala de alguém que pirou de amor por outra
pessoa, mas o videoclipe brinca com a palavra "religion" e lança mão de  diversas imagens cristãs ao longo de seus 4,5 minutos. Trata-se de uma música sobre uma paixão obsessiva onde, ao mesmo tempo que tenta se convencer de que a vida é mais do que isso ("...Life is bigger/It´s bigger than you/And you are not me..."), afirma que iria onde fosse preciso por ela ("...the lengths that I will go to..."). Além disso, ao revelar essas coisas, sente-se exposto ("...That's me in the corner/That's me in the spot light...") e acha que acabou falando demais ("...Oh, no, I said too much..."). A letra é tão intensa que dá pra viajar na obsessão retratada, em meio à sonoridade da bateria pesada e dos bandolins - que Stipe aprendeu a tocar apenas para incorporar à canção.

Outro ponto fortíssimo de "Out of Time" é a participação especialíssima de Kate Pearson, do B52's, nas faixas "Shiny Happy People" (segunda foto menor), "Near Wild Heaven" e "Me In Honey". Enquanto "Losing My Religion" é um convite à dor, "Shiny Happy People", com a voz abrilhantada de Kate nos solos, é um convite à festividade de toda sorte, uma ode a alegria - não à toa chegando ao  nº. 10 da Billboard Hot 100. Outra preciosidade é "Near Wild Heaven", obra de Stipe em conjunto com o baixista Mike Mills.

CD raro atualmente, disponível apenas em edições importadas.


01- Radio Song (com KRS-One)    [04:16]
02- Losing My Religion    [04:30]
03- Low    [04:58]
04- Near Wild Heaven  [03:21]
05- Endgame    [03:52]
06- Shiny Happy People   [03:47]
07- Belong    [04:08]
08- Half A World Away   [03:29]
09- Texarkana    [03:41]
10- Country Feedback    [04:11]
11- Me In Honey    [04:08]


Download        Link com problemas? Me avise!


11 comentários:

  1. Parabéns Alexandre! pelo trabalho e pela qualidade das obras postadas continue inspirado para continuar, grande abraço. Ivo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Alexandre! pelo trabalho e pela qualidade das obras postadas continue inspirado para continuar, grande abraço. Ivo

    ResponderExcluir
  3. Meus Parabéns, Ótimo Blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, obrigado por compartilhar. Vou acompanhar seu blog, conheci hoje.

    ResponderExcluir
  5. Augusto César as 20 mais

    ResponderExcluir