sábado, 24 de abril de 2021

Vários Artistas - Rock Brasil 1 / Rock Brasil 2 (1998)

 

Estes dois CDs são coletâneas raras porque eram da época em que a Globo decidiu vender produtos apenas pelo seu serviço de televendas, a GloboDisk: você assistia a propaganda na TV, gostava, ligava e comprava (posteriormente, eles foram parar também no site da Som Livre). Os CDs chegavam na sua casa envoltos em uma latinha, que estampava uma obra famosa (esta tinha a pintura "Composição Sobre Lilás", de John Graz). 

O primeiro CD abre com a famosa "Óculos", dos Paralamas. Numa época na qual quem usava óculos ainda era depreciativamente chamado de "quatro-olhos", Herbert Viana e banda decidiram mostrar que o acessório podia, sim, ter seu charme. 

Os Titãs cantam a influência da TV como "formadora" de opiniões; estaria ela deixando todos burros? Para o grupo (em "Televisão"), sim, mas não sem uma dose de humor, ao mencionar o famoso bordão "Ô Cride, Fala Pra Mãe...",  do saudoso humorista Ronald Golias, quando interpretava o personagem Pacífico, de "A Praça É Nossa". 

"Você Não Soube Me Amar" traz Evandro Mesquita e o pessoal da Blitz narrando como um relacionamento pode começar muito bem, chamando a garota para um barzinho, regado a chopp e batatas fritas ("Ok, você venceu, batata-frita"), mas que pode terminar de forma explosiva, feito uma bomba atômica: apesar das aparências, o casal pode não estar em eterna lua-de-mel como parece. 

Os irreverentes do Inimigos do Rei surgiram no cenário pop no final da década de '80 com "Uma Barata Chamada Kafka" e, durante muito tempo, muita gente cantou "Encontrei uma barata na cozinha / Eu olhei pra ela, ela olhou prá mim / Ofereci a ela um pedaço de pudim". A ideia da música surgiu quando o vocalista Luiz Guilherme de Beaurepaire relia "Metamorfose", do alemão Franz Kafka. Num dado momento, o apartamento foi invadido por baratas. Sua leitura precisou ser interrompida para tentar driblar a invasão. Terminada a encrenca, ele correu e escreveu a letra numa tacada só. Dado o sucesso da música, Luiz agradeceu, posteriormente, pelo ataque surpresa. 

É incrível como a voz de Dinho Ouro Preto sempre encontra as nuances certas para cantar cada uma das músicas do Capital Inicial. Um bom exemplo é esta "Música Urbana", uma crítica à nossa 'selva de pedra' e à industrialização, que tira as pessoas da rua para ceder lugar aos automóveis  ("As ruas têm cheiro/De gasolina e óleo diesel/Por toda a plataforma...") e que, ainda, dá um ar de abandono a cidade. A entonação de Dinho e a força dos instrumentos contribuem com a intensidade da música.

A famosíssima "Astronauta de Mármore" ganhou contornos novos na voz dos caras do Nenhum de Nós. É uma versão de "Starman", de David Bowie, e o próprio precisou ouvir a música, ler a letra brasileira vertida para o inglês para dar sua "bênção", autorizando a gravação. Embora aprovada, muitos criticaram a versão, mas se o próprio Bowie deu seu aval, quem somos nós para contestar? Além disso, ela ficou bem bacana.

Outras canções merecem destaque: o grupo Metrô retrata uma garota namoradeira que não consegue se controlar e paquera todos pela rua em "Beat Acelerado"; o retrato do dia-a-dia de um office-boy foi cantado com muito bom humor pela trupe do Magazine (do qual Kid Vinil era o vocalista): "Acordo sete horas, tomo ônibus lotado/Entro oito e meia, eu chego sempre atrasado/Sou boy"; "Bete Balanço" foi tema do filme de mesmo nome de 1984, estrelado por Debora Bloch e Lauro Corona e foi escrita por Cazuza e Frejat especialmente para a obra cinematográfica, e virou hit, claro; "Olhar 43", dos roqueiros do RPM,  mostra a faceta sensual que uma mulher pode exercer sobre um garoto na flor da idade; Marina (atualmente, Marina Lima) cantou os prazeres do verão em "Uma Noite e Meia" ("Não demora muito agora/Todas de bundinha de fora/Topless na areia/Virando sereia"). E você certamente entoou os versos "Me dá um beijo, então/Aperta a minha mão", da canção do Lulu Santos ("O Ultimo Romântico").

Ouça também "Exagerado", de Cazuza, e "Garota Dourada", do Rádio Taxi. Dois CDs que são puro deleite.


Cd1

01- Paralamas do Sucesso - Óculos    [03:36]

02- Lulu Santos - O Último Romântico    [04:12]

03- Titãs - Televisão    [03:43]

04- Blitz - Você Não Soube Me Amar     [03:21]

05- Kid Abelha - Alice (Não me Escreva Aquela Carta de Amor)    [03:06]

06- Biquini Cavadão - No Mundo da Lua    [03:01]

07- Capital Inicial - Música Urbana    [03:29]

08- Metrô - Beat Acelerado (Versão II)    [03:46]

09- Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia    [04:15]

10- Dr. Silvana & Cia. - Eh!  Oh!    [03:36]

11- Sempre Livre - Fui Eu    [03:12]

12- Paulo Ricardo - A Cruz e a Espada    [03:10]

13- Barão Vermelho - Bete Balanço    [03:26]

14- Zero - Agora Eu Sei    [04:42]

15- Hanoi Hanoi - Totalmente Demais (Ao Vivo) [04:20]


Download


Cd2

01- RPM - Olhar 43    [03:01]

02- Lobão e os Ronaldos - Corações Psicodélicos    [03:39]

03- Camisa de Venus - Eu Não Matei Joana D' Arc    [03:43]

04- Ira! - Núcleo Base    [03:45]

05- Marina - Uma Noite e Meia    [04:41]

06- Gang 90 & Absurdetes - Nosso Louco Amor    [03:17]

07- Cazuza - Exagerado    [03:43]

08- Rádio Taxi - Garota Dourada    [03:50]

09- As Frenéticas - Perigosa    [03:20]

10- Gilberto Gil - Pessoa Nefasta    [05:03]

11- Engenheiros do Hawai - Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e os Rolling Stones    [04:24]

12- Nenhum de Nós - O Astronauta de Mármore    [03:15]

13- Inimigos do Rei - Uma Barata Chamada Kafka [03:11]

14- Magazine - Sou Boy  [03:50]

15- Rita Lee - Dançar Para Não Dançar (Ao Vivo) [04:00]


Download


5 comentários:

  1. Oi Alexandre,
    Rapaz... Acho que sua estante de CDs deve ser idêntica a minha. Você acredita que eu tenho esses CDs?
    Mais uma sobre mim: Sou apaixonada por latas. Então... Claro que comprava as coletâneas da Som Livre que vinham nas latinhas.
    Tenho algumas mais. Mas quero ver se você vai postar. Você não tem noção quanto alegria sinto cada vez que venho aqui e vejo relíquias iguais as que tenho sendo postadas. Só música boa!
    Mais uma vez adorei os detalhes!!
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margareth! Essas coleções de latinhas eram ótimas! Tenho outras sim! Será que postarei?? Não sei!! Suspense! rsrs

      Abração!

      Excluir
  2. Eu postaria.rsrs
    Como já te falei em algum comentário, por aí, que só não compartilho meus CDs porque não manjo de tecnologia. E porque também não sei quase nada de música e seus intérpretes. Só sou apreciadora mesmo.rsrs

    ResponderExcluir