quarta-feira, 9 de junho de 2021

Elton John - Goodbye Yellow Brick Road (1973)

Este álbum, lançado em outubro de 1973, talvez seja um dos mais icônicos da carreira de Elton John.  O Lp saiu como um álbum duplo, mas o CD conseguiu reunir ambos num só disquinho. No Brasil, ele esteve entre os discos mais vendidos em 1974, ao lado de "Band On The Run", de Paul McCartney, e "Innervisions", de Stevie Wonder. 

A maior parte das faixas são bens inspiradas, com destaque óbvio para a faixa-título. O LP abre com "Funeral For A Friend (Love Lies Bleeding)". Apesar de estarem juntas, "Funeral For A Friend" e "Love Lies Bleeding" foram concebidas como músicas separadas. A primeira é uma instrumental de arrepiar e soa como uma peça operística; a segunda entra com tudo no rock 'n roll.  Elton uniu as duas porque a primeira termina na mesma nota em que a outra começa. E quem arrasa no sintetizador da ARP Instruments é o engenheiro de som David Hentschel, que sobrepôs as trilhas da música até conseguir o efeito desejado.

"Sweet Painted Lady" descreve, sob a óptica de um marinheiro que acabou de atracar no porto voltando de viagem, a vida de uma garota e como ela ganha a vida. A música consegue pintar nitidamente o cenário nada romântico: local meio decadente, bucólico e cinzento, bares simples e "garotas" (na verdade, prostitutas) à espera dos rapazes sedentos de "amor" que estão desembarcando. Ele sabe que não vai precisar procurar um lugar pra dormir porque uma delas passará, mais uma vez, a noite com ele, uma "doce dama pintada", numa alusão à maquiagem excessiva da menina.



"Então, ela se deita ao meu lado de novo/ Doce dama pintada/Aquela sem nome" ("So, she lays down beside me again/Sweet painted lady/The one with no name"), diz ele, que nem se preocupa em saber um pouco sobre ela - afinal, ele não está ali pra conversar. Ela é paga para "se deitar" ("Getting paid for being laid"); este é o trabalho dela e, de qualquer modo, eles irão logo embora.

"All The Girls Love Alice" é uma música sobre homossexualidade, sem precisar dizer isso diretamente e, ao mesmo tempo, sem deixar dúvidas sobre o assunto. Alice é uma garota de escola pública, que vive dizendo que a mãe não a ama e tal, e que não consegue se entender direito com os garotos. Mas as garotas, ah, essas amam Alice.

"Candle In The Wind" é atualmente lembrada pela homenagem feita no funeral da Princesa Diana, que a tinha como uma de suas canções preferidas mas, originalmente, a música foi feita para Marilyn Monroe, cujo nome de batismo era Norma Jean Mortenson (daí o verso inicial "Goodbye, Norma Jean"). A letra mostra uma visão afetuosa a respeito de Marilyn e retrata a dificuldade que a atriz tinha em manter um relacionamento amoroso, meio que à mercê da vontade dos outros, daí a comparação com uma vela ao vento - a chama fica instável e pode se apagar: "And it seems to me you lived your life/Like a candle in the wind/Never knowing who to cling to/When the rain set in" ("E me parece que você viveu sua vida /Como uma vela ao vento /Nunca sabendo a quem se agarrar/Quando a chuva começava").

Para a homenagem a Diana, alguns versos foram mudados. Por exemplo, "Goodbye, Norma Jean" virou "Goodbye, England's rose" ("Adeus, rosa da Inglaterra") e "Never knowing who to cling to" virou "Never fading with the sunset"  ("Nunca se apagando com o pôr do sol"), além de outras delicadas modificações.

A faixa -título é uma das mais belas melodias do LP.  A tal "Yellow Brick Road" ("Estrada de Tijolos Amarelos") é uma referência ao filme "O Mágico de Oz". Nele, Dorothy e seus amigos seguem pela tal estrada a fim de encontrar o mago, mas enfrentam diversas aventuras durante o trajeto. Assim, a estrada vira uma metáfora para algo que pode levar ao que tanto se quer, e a música traça o raciocínio oposto: "Adeus, estrada de tijolos amarelos" mostra o arrependimento do autor em ter buscado algo que julgou que seria o melhor para ele, mas não foi. 

Os primeiros versos fazem a constatação: "I should have stayed on the farm/I should have listened to my old man" ("Eu deveria ter ficado na fazenda/Eu deveria ter ouvido meu velho pai"). Depois, o autor se dirige à pessoa que deseja prendê-lo ali: "You know you can't hold me forever/I didn't sign up with you" ("Você sabe que não pode me segurar aqui pra sempre/Eu não assinei nada com você") e "You can't plant me in your penthouse/I'm going back to my plough" ("Você não pode me 'plantar' na sua cobertura / Estou voltando para o meu arado"). O verso seguinte sugere que ele tem se sujeitado aos desejos dos outros (estaria ele sob as ordens de um cafetão?): "I'm not a present for your friends to open" ("Eu não sou um presente para seus amigos abrirem").

Deste álbum, ainda é preciso destacar os vocais impecáveis de "Harmony" no refrão, e que se tornou uma das favoritas dos aficionados do artista; "Bennie And The Jets", que narra a fictícia história da banda que dá nome à música, e que eletrizava o público quando subia ao palco, e "Saturday Night's Alright For Fighting", que remete aos tempos em que o então jovem letrista, Bernie Taupin (parceiro musical de longa data de Elton) ia a boates, onde brigas eram comuns: cadeiras voando, garrafas se quebrando, pancadaria comendo solta -  Taupin nunca se envolvia nelas, mas tirou dali a inspiração para este rock 'n roll.

Se você gosta do cantor, este é um CD essencial.


01 - Funeral for a Friend (Love Lies Bleeding)    [11:07]

02 - Candle in the Wind    [03:49]

03 - Bennie and the Jets    [05:23]

04 - Goodbye Yellow Brick Road    [03:13]

05 - This Song Has No Title    [02:23]

06 - Grey Seal    [04:00]

07 - Jamaica Jerk-Off    [03:38]

08 - I've Seen That Movie Too    [06:00]

09 - Sweet Painted Lady    [03:54]

10 - The Ballad of Danny Bailey (1909-34)    [04:23]

11 - Dirty Little Girl    [05:01]

12 - All the Girls Love Alice    [05:09]

13 - Your Sister Can't Twist (but She Can Rock 'n Roll)    [02:42]

14 - Saturday Night's Alright for Fighting    [04:55]

15 - Roy Rogers    [04:07]

16 - Social Disease    [03:42]

17 - Harmony    [02:46]


Download



4 comentários: