quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Vários Artistas - Love Flashback 4 (2000)

 

Este é mais um CD da coleção "Love Flashback", com mais relíquias em forma de música. O grupo  americano The Manhattans está na estrada desde o começo da década de 60 e emplacou diversas canções românticas, mas esta "Forever By Your Side", do álbum homônimo de 1983 é, sem dúvida, um marco na história do grupo. Curiosamente, não teve grande repercussão nos EUA, mas por aqui ganhou destaque nacional ao integrar a trilha sonora da novela global "A Gata Comeu", e muita gente aprendeu a cantarolar a música. Ela chegou a receber uma versão em português, "Pra Sempre Vou Te Amar", interpretada pela cantora Adriana, que também virou sucesso.

A separação de um casal serviu de tema para a belíssima "On My Own", nas vozes de Patti LaBelle e do ex-Doobie Brothers Michael McDonald. A música é tão bonita e cai tão bem para compor um clima romântico que você até se esquece de que se trata de um tema tão doloroso, graças, em boa parte, aos talentosos compositores Burt Bacharach e Carole Bayer Sager. Bacharach é autor de estrondosos sucessos por aí, dentre eles "Say A Little Prayer" e "(They Long To Be) Close To You"; Bayer Sager, por sua vez, possui outro tanto: "Nobody Does It Better" (conhecida na voz de Carly Simon), "Love Power" (na voz de Dionne Warwick) e "The Best That You Can Do" (Christopher Cross). Bacharach e Bayer Sager foram casados de 1982 a 1991. Inicialmente, a música seria apenas de Patti, mas ela optou por um dueto e chamou McDonald para cantar com ela. O duelo de vozes impulsionou o romantismo da faixa para o segundo lugar da UK Singles e para o primeiro da Billboard Hot 100.

O escocês Jim Diamond é mais conhecido por "I Should Have Known Better", mas "Remember I Love You" se mantém fiel ao seu estilo. Aqui, o autor lembra sua amada que, mesmo nos momentos em que as coisas vão mal, ela precisa se lembrar de que ele a ama e que desistiria de tudo por ela.

A tocante "Is This The End" projetou os meninos do New Edition para o cenário pop mundial. Formado, inicialmente, por Bobby Brown (que, muitos anos mais tarde, se casaria com Whitney Houston), Ralph Tresvant, Ricky Bell, Michael Bivins e Ronnie DeVoe (os três últimos formariam o grupo de hip hop Bell Biv DeVoe mais tarde, nos anos 90), os garotos foram os felizes ganhadores de um concurso de talentos local e, dali, foram gravar seu primeiro LP, "Candy Girl", que saiu em 1983 pelas mãos dos astutos produtores Arthur Baker e Maurice Starr (que também esteve por trás do New Kids On The Block). Embora não tenha conseguido as melhores colocações nas paradas, a música cativa pelo contraste das vozes graves e agudas dos meninos, então em torno de seus 14 anos, já cantando a decepção de um amor que chega ao fim - e perguntam, incrédulos: "É este o fim?". Felizmente, os singles posteriores tiveram melhor desempenho, mas "Is This The End" continua sendo uma das melhores canções já feita.

Lucifer foi uma banda holandesa de pop/folk formada em 1972, onde a voz da vocalista Margriet Eshuijs era, sem dúvida, o seu grande trunfo. O sucesso veio com o LP de 1975 "As We  Are", que passou despercebido pelo Brasil. Mas o seguinte, de 1977, trouxe "Self Pity", que foi um estrondo! O título do LP, no entanto, causou certa confusão para quem não conhecia a banda: na capa, constava tanto o nome "Lucifer" quanto "Margriet" (o nome da vocalista). Os desavisados foram levados a pensar que "Lucifer" era o nome do álbum da cantora, quando na verdade era o contrário - mas o título "Margriet", obviamente, foi adotado pela gravadora EMI já com a intenção de lançá-la em carreira solo o que, de fato, aconteceu na sequência, pondo fim à banda com apenas dois discos lançados. 

"Self Pity" é, provavelmente, a melhor canção já feita pelo grupo, de autoria da própria Margriet, tocante na melodia e na letra.  Nela, a cantora se ressente do relacionamento que está apenas machucando a ambos dia após dia ("Love and friendship slipped away/Hurting us every day") e, quando decidem se separar, até o sentimento de pesar pelo fim da relação não corresponde à realidade, sendo apenas uma demonstração de autopiedade ("The tears that flow are not real/It's from self pity/That we've still").  

A banda de Margriet não foi a única a ter esse nome. Há outra, também chamada Lucifer, porém da vocalista Johanna Sadonis,  formada em 2014 e ainda em atividade, sob as asas do heavy metal.

"We Can Last Forever", do Chicago, é do álbum de 1988 "Chicago 19", que foi tão bem recebido nas paradas quanto o disco anterior. Jason Scheff, vocalista que assumiu os vocais em substituição a Peter Cetera dois anos antes, segura a faixa com maestria, além de tê-la escrito em parceria com o renomado compositor John Dexter.

"Blue Moon" já teve diversas regravações, indo desde o jazz de Billie Holiday e do pop de Elvis Presley até o romantismo de Mel Tormé. A mais conhecida no Brasil acabou sendo com o grupo The Marcels, que deixou a música mais acelerada! Neste CD, a gravação é com The Mavericks, um grupo country que mistura notas de rock n' roll às canções. Aqui, entoaram a baladinha com suavidade e trejeitos pop.

Outros destaques ficam por conta de "This Time I'll Be Sweeter", de Linda Lewis, o pop "Rush, Rush", da Paula Abdul, e "Paradise", uma música não tão conhecida dos Bee Gees.


01- Joan Armatrading - Down To Zero    [03:50]

02- Manhattans - Forever By Your Side    [04:23]

03- Pussycat - Georgie    [02:26]

04- Chicago - We Can Last Forever    [03:44]

05- The Mavericks - Blue Moon    [03:59]

06- Shakin' Stevens - Give Me Your Heart Tonight    [02:59]

07- The Hollies - Give Me Time    [03:08]

08- New Edition - Is This The End    [04:09]

09- Patti Labelle & Michael McDonald - On My Own    [04:42]

10- Bee Gees - Paradise    [04:12]

11- Jim Diamond - Remember I Love You    [03:21]

12- Paula Abdull - Rush Rush    [04:17]

13- Lucifer - Self Pity    [04:11]

14- Linda Lewis - This Time I'll Be Sweeter    [03:41]

15- Rej Stone - We Do It    [03:14]

16- Earl Grant - The End    [02:33]

17- Danny Rush - Is It OK If Call You Mine    [03:04]


Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário