terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Vários Artistas - Global Hits, Vol. 1 (1997)

 

Esta é uma coletânea alemã, com dois CDs, lançada pelo selo Gonzo em 1997, que reúne algumas das músicas que estavam bombando na época. O primeiro disquinho abre com o rapper Puff Daddy e sua "I´ll Be Missing You", hit que veio do álbum "No Way Out" e que expressa a dor da perda (real) de um amigo - neste caso, o também rapper Notorious B.I.G que, envolvido em briga de gangues, foi morto a tiros por pessoas em um veículo que passou rapidamente por ele. "I´ll Be Missing You" usou os versos da música "Every Breath You Take", do The Police, levemente adaptado para a situação, com os vocais da cantora de R&B Faith Evans. Apesar do sentimento de perda que abalou o artista, o CD foi um grande sucesso.

O cantor, músico e produtor R. Kelly aparece aqui com duas músicas inspiradíssimas, "Gotham City" e "I Belive I Can Fly". A primeira foi tema do filme "Batman & Robin", de 1997, dirigido por Joel Schumacher; a segunda foi tema de "Space Jam: O Jogo do Século", de 1996, uma aventura que uniu os personagens de animação da Warner Bros. com o lendário jogador de basquete Michael Jordan. "I Believe I Can Fly" acerta o passo ao encorajar que cada pessoa persiga ardentemente seus sonhos, mesmo que a situação lhe pareça muito desfavorável. Aqui, os versos escolhidos por Kelly caem como uma luva na mensagem da canção, apoiados pelos vocais gospel do The Luv Club Choir. "Gotham...", por sua vez, em meio ao caos criminoso da cidade, anseia por um lugar melhor, esperando que algo de bom possa vir com o "sinal que vem do céu" ("And signals of solution in the sky"), numa referência ao logotipo do Batman projetado na escuridão. Se na música R. Kelly é um verdadeiro gênio, na vida pessoal as coisas andam turbulentas há anos. Ele viveu anos sob pesadas acusações de estupro e abuso, e foi recentemente condenado pela justiça americana. O comportamento de Kelly motivou a série documental "Sobrevivi a R. Kelly", disponível na Netflix, onde as vítimas do cantor contam os horrores vividos sob suas garras.

"Bitch" ("Vadia"), segundo a própria autora Meredith Brooks, tem o intuito de mostrar as várias facetas de uma mulher, dizendo que ela pode ser, ao mesmo tempo, uma amante, uma criança, uma mãe e uma pecadora ("I'm a lover/I'm a child/I'm a mother/I'm a sinner"). A gravadora hesitou em lançar a faixa como single, mas dada a insistência de Brooks, acabou saindo e, sortudamente, chegou à posição de número 2 na parada americana. "Bitch" também integrou a trilha sonora do filme "Do Que As Mulheres Gostam", uma hilariante comédia estrelada por Mel Gibson.

O duo pop Savage Garden também aparece com duas faixas nesta coletânea, "I Want You" e "To The Moon And Back", do CD de estreia da dupla. A primeira mostra o cantor extremamente atraído por uma mulher muito sexy, sem ter certeza de que ela realmente o quer.  Nesta faixa, a voz do vocalista Darren Hayes lembra bastante a de Per Geslle, do extinto duo Roxette. "To The Moon And Back" explora o lado de fã de ficção científica de Darren.

Em "Blood On The Dance Floor", Michael Jackson explora o lado "matador" de uma garota que está na noite "vestida para matar", como uma verdadeira predadora, sem a intenção de qualquer envolvimento amoroso. Michael já fez melodias melhores, mas a letra consegue pintar direitinho o cenário pretendido.

O pop grudento dos irmãos Hanson, "MMM Bop", assolou as FMs por um bom tempo. Inicialmente, no entanto, a música era mais lenta e chegou ao mercado através de um selo independente, sem grande repercussão. Retrabalhada e acelerada, posteriormente, pelo time de produtores conhecido como Dust Brothers, aí sim, ela ficou conhecida e chegou ao número 1 em 27 países. 

Madonna aparece com um remix dançante de "Don't Cry For Me Argentina", música que ela gravou, originalmente, em ritmo bem mais lento, para o filme "Evita", mas que ganhou diversas versões dance ao sair em single. As Spice Girls estavam no auge, emplacando um sucesso atrás do outro e, aqui, entram com "Say You'll Be There", uma animada canção de amor dançante. E o duo Chemical Brothers traz um techno de qualidade com "Block Rockin' Beats".

Destaques também para U2 ("Staring At The Sun") e Tony Braxton ("Unbreak My Heart"). Coletânea para animar seu dia.


Cd 1

01 - Puff Daddy & Faith Evans - I'll Be Missing You    [05:09]
02 - Hanson - MMM Bop    [04:30]
03 - R. Kelly - Gotham City    [04:55]
04 - Spice Girls - Say You'll Be There    [03:52]
05 - Mark Morrison - Return Of The Mack    [07:18]
06 - Meredith Brooks - Bitch    [04:12]
07 - Prodigy - Breath    [03:58]
08 - Savage Garden - I Want You    [03:52]
09 - Madonna - Don't Cry For Me Argentina    [04:30]
10 - Jamiroquai - Virtual Insanity    [05:41]
11 - Paula Cole - Where Have All The Cowboy Gone    [03:47]
12 - Depeche Mode - It's No Good    [05:51]
13 - Michael Jackson - Blood On The Dance Floor    [04:09]
14 - Chemical Brothers - Block Rockin' Beats    [05:14]
15 - Jewel - You Were Meant For Me    [04:09]


Cd 2

01 - Celine Dion - Send Me A Lover    [04:30]
02 - White Town - Your Woman    [04:17]
03 - Eric Clapton - Change The World    [03:53]
04 - Faithless - Insomnia    [03:34]
05 - Verve Pipe - The Freshmen    [04:28]
06 - Prodigy - Firestarter    [03:47]
07 - R. Kelly - I Believe I Can Fly    [05:21]
08 - U2 - Staring At The Sun    [04:35]
09 - Toni Braxton - Unbreak My Heart    [04:25]
10 - OMC - How Bizarre    [03:45]
11 - No Mercy - When I Die    [06:21]
12 - Savage Garden - To The Moon & Back    [05:34]
13 - Smashing Pumpkins - The End Is The Beggining Is The End    [05:06]
14 - INXS - Elegantly Wasted    [04:31]



Nenhum comentário:

Postar um comentário