sábado, 26 de novembro de 2022

The KLF - The White Room (1991)


A banda  KLF (ou The KLF) foi formada em 1987 por  Bill Drummond e Jimmy Cauty que, inicialmente, faziam um som inspirado no hip-hop. Algumas músicas foram gravadas sob os pseudônimos de Justified Ancients of Mu Mu (abreviado como The JAMs) e The Timelords. Como The JAMs, eles tiveram sérios problemas com direitos autorais ao "copiarem" trechos inteiros de "Dancing Queen", do ABBA, na música "The Queen and I". Tamanha encrenca fez com o LP que continha a faixa fosse retirado do mercado. Bill Drummond, inocentemente, chegou a declarar que ficou chocado quando foi obrigado a retirar o LP de circulação: "Achei que eles [o pessoal do ABBA] nunca descobririam.". Tadinho, né?

Em 1988, Bill e Jimmy assumem o nome The KLF, adotando um estilo musical que misturava, basicamente, house e rap. O primeiro single do KLF foi "What Time Is Love?", que foi, basicamente, ignorado pelo público, mas acabou circulando pelas boates europeias e ganhando adeptos. 

Serviu para preparar terreno para o single seguinte, "3 A.M. Eternal", que entrou com elementos de trance music , mas sem deixar o rap de lado. A música chegou ao número 2 na UK Dance Singles Charts e número 5 na Billboard Hot 100 americana, além de ganhar destaque na programação da MTV. 

"3 A.M. Eternal" teve diversas versões em singles; a que acabou no LP foi a "Live At The S.S.L.", que de "ao vivo" não tem nada - o som da multidão foi inserido digitalmente em estúdio.  O feito projetou o KLF, fazendo com que fosse uma das bandas com mais singles vendidos em 1991. 

Na sequência, "Last Train To Trancentral" chegou ao mercado, também em diversos remixes, se tornando um novo sucesso comercial e conseguindo as primeiras posições das paradas. O Trancentral da música era, na verdade, a residência de Jimmy, ao sul de Londres.  

O último single do álbum foi "Justified & Ancient", uma referência a um dos nomes que a banda já havia adotado.

Este é um álbum que marcou época. CD raro.


01 - What Time Is Love (LP mix)    [05:17]

02 - Make It Rain    [03:36]

03 - 3 A.M. Eternal (Live at the S.S.L.)    [03:35]

04 - Church of the KLF    [01:53]

05 - Last Train to Trancentral (Live From the Lost Continent)    [03:41]

06 - Build a Fire    [04:35]

07 - The White Room    [05:15]

08 - No More Tears    [06:41]

09 - Justified and Ancient    [05:02]


Download


6 comentários:

  1. Oi Alexandre, tudo bem?
    Interessante a trajetória dessa banda. Acho que não conheço. Mas, fiz o download para ouvir as músicas e ver se não conheço mesmo.rsrs
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margareth. Por aqui, o videoclipe que mais passava na TV era o "3 AM Eternal". Mas fora do circuito da "dance music", eles não eram, em geral, muito conhecidos. Mas vale a pena dar uma checada pra conhecer!

      Excluir
  2. Essa que eu conheço mesmo "3 AM Eternal". Tem hora que eu acho que sou mentirosa. Porque digo que amo música e mal conheço as músicas pelo título, ou pelo nome da banda.kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs Mas é que é tanta música que a gente ouve ao longo da vida que fica difícil, às vezes, se lembrar de imediato! rsrs

      Excluir
  3. obrigado por trazer o cd, tenho o lp e é um dos meus melhores, agora posso ouvir no celular.

    ResponderExcluir