domingo, 2 de abril de 2023

Patrícia Marx - Paty (1987)

 

Patrícia Marques de Azevedo, inicialmente chamada apenas de Patrícia, ficou conhecida quando integrou o grupo infantil Trem Da Alegria, ao lado de Luciano Nassyn, Vanessa de Carvalho e Juninho Bill. Mas antes do grupo, fez aparições no programa de calouros do apresentador Silvio Santos e, dali, foi convidada a participar, junto com Luciano, do programa que Xuxa tinha na extinta TV Manchete, o "Clube da Criança". Sob as asas do programa, saiu o primeiro disco que continha o sucesso "É de Chocolate" ("Vou te mostrar que é de chocolate/De chocolate que o amor é feito/De chocolate, choc-choc-chocolate bate o meu coração").

No Trem da Alegria, a carreira dessa turminha deslanchou e, durante anos, eles fizeram a alegria da criançada. Até que Patrícia decidiu investir em carreira solo. Apoiada pelo produtor musical Michael Sullivan (e meio a contragosto da gravadora RCA), saiu o disco solo "Paty". O disco emplacou três singles: o primeiro foi a dançante "Festa do Amor", que remete o ouvinte a um bailinho sessentista. Não à toa, tornou-se tema da novela global "Bambolê", ambientada naquela década. O segundo single, a romântica esmagadora "Te Cuida Meu Bem", fez muitos apaixonados sonharem acordados, com o maravilhoso solo de saxofone de Ricardo Pontes e arranjos do Roupa Nova. Em 2014, Patrícia regravou a música como uma bossa nova. Em 2020, a mesma melodia foi usada em "Garota Nota 100", de MC Marcinho (e pode ser ouvida, atualmente, na novela da Globo "Vai na Fé"). O terceiro single foi a agitada "To Be or Not To Be".

O disco ainda trouxe "Vivo Sonhando", de Tom Jobim, e "Abra a Boca e Feche os Olhos" e "Quem me Dera". Todas as faixas foram compostas por Sullivan e Paulo Massadas (exceto, claro, "Vivo Sonhando") e os arranjos foram criados pelo mago Lincoln Olivetti (a exceção é "Te Cuida Meu Bem").

Anos mais tarde, Patrícia adotou o nome artístico de Patrícia Marx, que continua até hoje.

Esse é um raro disco que vale a pena ser recordado.


01 - To Be Or Not To Be    [03:55]

02 - Quem Me Dera    [04:40]

03 - Coração Na Mão    [03:49]

04 - Vivo Sonhando    [04:09]

05 - Festa do Amor    [03:41]

06 - Te Cuida Meu Bem    [04:11]

07 - Raio de Luar    [03:25]

08 - Sonho Adolescente    [03:42]

09 - Abra a Boca e Feche Os Olhos    [03:31]


Download

2 comentários: