segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Ray Conniff & The Singers - Another Somebody Done Somebody Wrong Song/Love Will Keep Us Together (1975)

 

Estes são dois grandes álbuns de Ray Conniff reunidos em um só CD, ambos de 1975. O gênero country permeia todo o disco mas, como de costume, Conniff emprega seu próprio estilo às melodias que estavam em voga na época. É caso de "(Hey Won't You Play) Another Somebody Done Somebody Wrong Song", de B.J. Thomas, que dá nome ao primeiro LP. A música com Thomas chegou à posição de número 2 na Billboard Hot 100 (e levaria o Grammy como melhor canção country no ano seguinte). Sem perder o ritmo original, Conniff empregou sua própria roupagem ao hit

"My Eyes Adored You" ficou conhecida na voz de Frankie Valli em 1974 e foi o primeiro single a sair no nome do então vocalista do The Four Seasons. Esta bela canção romântica ganhou um contorno mais acelerado com o artista, modificando a atmosfera sofrida da faixa original. O mesmo aconteceu com "The Best Of My Love", dos Eagles. Composta por Don Henley, Glenn Frey e J. D. Souther (sendo que Souther é um grande compositor, mas não faz parte do grupo), originalmente como um country lento, ela ganhou um contorno pop mais ritmado, tirando o clima melancólico da canção.

"Loving You" fez sucesso na voz de  Minnie Riperton e, com ela, chegou as primeiras posições da Billboard Hot 100."Only Yesterday", canção famosíssima dos Carpenters, conseguiu as melhores colocações em diversos países e Conniff manteve a atmosfera original da música, claro, com seu toque de classe, embora seja difícil superar a voz aveludada de Karen Carpenter. 

"Love Will Keep Us Together", que dá título ao segundo LP, é uma música de Captain & Tenille, duo americano que também fez muito sucesso com "Do That to Me One More Time" (que, na prática, é bem mais bonita do que esta). "Love Will Keep Us..." chegou ao número 1 em diversos países e saiu no álbum de estreia da dupla. Aqui, a faixa está num medley junto com "How Sweet It Is (To Be Loved By You)", de B.J. Thomas. "Midnight Blue" foi gravada por Melissa Manchester e chegou à sexta posição na Billboard Hot 100.

"Rhinestone Cowboy/Wildfire" é um medley bem interessante. A primeira música é do country-star Glen Campbell, que canta o sonho de se tornar uma estrela dos rodeios, com roupas cravadas de brilho e fazendo sucesso por onda passa. A música recebeu a certificação ouro pela RIAA (Recording Industry Association of America) pela venda de um milhão de cópias. Aos poucos, o clima alegre da primeira vai colocando os pés nos freios para dar lugar à segunda música, "Wildfire", também country, porém mais lenta, de Michael Martin Murphy. Aqui, ele conta que, numa noite fria, a pessoa que amava sumiu durante uma nevasca, deixando o pônei que cavalgava (o "Wildfire" do título) vagando sozinho. Mesmo assim, ele tem esperanças de reencontrá-la e cavalgarem juntos novamente. Depois de cantar praticamente inteira as duas canções, Conniff remete esta última novamente ao refrão da primeira, fazendo um casamento perfeito entre ambas até o final.

"Solitaire" é uma famosa canção de Neil Sedaka (e que também foi hit na voz dos Carpenters). Ela  brinca com a palavra do título que, em inglês, serve tanto para se referir ao jogo de cartas que, por aqui, é conhecido como paciência, quanto para designar alguém solitário. Assim, a letra diz que solitaire (ou paciência) "é o único jogo na cidade" e que "toda estrada que leva até ela o deprime" ("And solitaire's the only game in town/And every road that takes him/Takes him down"), enquanto canta a história de uma pessoa que perdeu seu amor por causa de seu próprio desinteresse ("..who lost his love/Through his indifference"). E, enquanto a vida continua, ele segue jogando "solitaire" ("While life goes on around him everywhere/He's playing solitaire"), isto é, continua sozinho.

A imortal "Feelings", do brasileiro Morris Albert (nascido Maurício Alberto Kaisermann), é uma das canções mais regravadas do mundo todo, mas esta versão está entre as melhores e, curiosamente, entre as mais raras de serem encontradas, mesmo nas diversas coletâneas de Conniff. 

"My Little Friend", do pianista Roy Budd e do letrista Sam Cahn, é um verdadeiro presente neste disco. Tema do obscuro filme "Paper Tiger" (de 1975), ela é bastante sentimental e brilhou mais que a película. Em "My Little Friend", o compositor demonstra seu apoio a um amigo que, provavelmente, passa por algum momento difícil, incentivando-o com palavras de esperança: "The darkest night has a star/A star that shines from afar/It's there wherever you are/My little friend" ("A noite mais escura tem sua estrela/Uma estrela que brilha lá longe/Ela está lá onde você estiver/Meu pequeno amigo"). Letra e melodia são magníficas.

O LP "Love Will Keep Us Together" já foi alvo de uma postagem do blog, mas a deste CD é uma versão remasterizada. Para os apaixonados pelo som de Ray Conniff.


01 - My Eyes Adored You    [02:44]

02 - The Best Of My Love    [03:20]

03 - He Don't Love You (Like I Do)    [03:47]

04 - Lovin' You    [02:32]

05 - Last Farewell    [03:32]

06 - (Hey Won't You Play) Another Somebody Done Somebody Wrong Song    [03:06]

07 - My Melody Of Love    [03:32]

08 - Only Yesterday    [03:33]

09 - Before The Next Teardrop Falls    [02:26]

10 - I Need You Baby    [02:56]

11 - On The Run    [03:16]

12 - Jackie Blue    [03:17]

13 - Please Mr. Please    [03:02]

14 - Midnight Blue    [03:05]

15 - Rhinestone Cowboy/Wildfire    [06:17]

16 - Feelings    [03:40]

17 - My Little Friend (Theme From 'Paper Tiger')    [02:39]

18 - I'm Sorry    [04:00]

19 - At Seventeen    [04:26]

20 - Solitaire    [03:40]

21 - Love Will Keep Us Together/How Seeet It Is (To Be Loved By You)    [05:01]

22 - Love Theme From An X-Rated Movie    [02:46]


Download


2 comentários:

  1. NO SE PUEDEN DESCARGAR ESTE ALBUM Y OTROS DE RAY CONNIFF GRACIAS Y SALUDOS , BUEN BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola. Si tienes problemas para descargar, usa Firefox en lugar de Google Chrome. Chrome ha tenido problemas con las descargas.

      Excluir