terça-feira, 31 de agosto de 2021

Andy Gibb - Shadow Dancing (1978)

 

Andy Gibb era o irmão mais novo de Barry, Robin e Maurice Gibb, os Bee Gees. A voz não negava o talento. Andy começou sua escalada musical ao ganhar um violão aos 13 anos de idade. No começo da década de 70, formou uma banda e, embora tenham gravado algumas demos e participado de programas de TV, o esperado LP nunca saiu. Andy chegou a se juntar a outro grupo quando o primeiro se dissolveu, mas também não chegaram a gravar nenhum single. Até que em 1975, Andy grava algumas demos e uma, em especial, vira um single de sucesso na Austrália e na Nova Zelândia, chegando à posição de número 20 das paradas de Sydney: era "Words And Music" que, mais tarde, viria a integrar seu primeiro LP, "Flowing Rivers". 

Sob a direção de Robert Stigwood, agenciador dos Bee Gees na época, Andy entrou em estúdio para trabalhar nas demos que possuía e, em 1977, saiu então o LP. O single "I Just Want To Be Your Everything" chegou ao primeiro lugar em diversos países, inclusive o Brasil.


Depois, em 1978, sai este "Shadow Dancing", o segundo LP, produzido por Barry.  Nele, romantismo e disco music andam juntos. Da parte dançante, "An Everlasting Love" flerta com o romantismo típico das músicas de Barry, ao mesmo tempo em que entra no ritmo contagiante da época. Apoiada em seus falsetes no backing vocal, melodia e letra servem para promover a ideia de um amor duradouro.

A faixa título foi composta pelos quatro irmãos, resultando numa disco cativante que funcionou muito bem para execução nas FMS. Não obstante, conseguiu a primeira posição na Billboard Hot 100 americana e ficou entre as 20 mais executadas em diversos países. Barry está nos vocais de apoio.

"Why" teve toda a melodia escrita por Andy, mas ele acabou enroscando na letra. Resolveu aproveitar o talento do irmão mais velho e pedir ajuda, já que, segundo ele próprio, estava há um mês tentando colocar uma palavras que se encaixassem na música, sem sucesso. Barry aceitou o desafio e esta acabou sendo, segundo o próprio, uma de suas preferidas do LP. Esta suave disco music, embora com potencial para ser um hit, não conseguiu chegar às paradas de sucesso. 

"One More Look At The Night" não foi um hit, mas deveria. Ela foi o lado B do compacto "Why", mas seu som contagiante é inspirador. Já na letra, ao contrário do que o som alegre parece sugerir, o artista implora para que sua amada não deixe todo esse amor morrer, mesmo sabendo que ela já decidiu seguir seu próprio caminho, deixando-o pensativo, enquanto contempla, solitariamente, a noite. Letra e música são do próprio Andy.

A estrela do LP é, sem dúvida, a romantississima "(Our Love) Don't Throw It All Away", escrita por Barry Gibb e pelo então tecladista da banda, Blue Weaver. Inicialmente, ela foi composta para Samantha Sang, que interpelou Barry durante uma viagem em que ambos estavam na França para que  ele fizesse uma canção para seu próximo disco. Barry fez esta e "Emotion" e mostrou-lhe ambas. Samantha optou por "Emotion" (que se tornou um megassucesso). Barry mostrou então "Don't Throw..." para seus irmãos. À época, os Bee Gees estavam gravando as músicas para o filme "Os Embalos de Sábado à Noite" ("Saturday Night Fever") e, decidiram incluí-la na trilha sonora. Quando as faixas ficaram prontas, perceberam que havia muito mais música do que comportaria o LP e várias precisaram ficar de fora, "Don't Throw..." entre elas. Barry, então, levou a faixa para Andy, que foi regravada, e que acabou se tornando um hit na voz do irmão mais novo, ficando entre as 10 primeiras colocações nos EUA e no Brasil. Curiosamente, no Reino Unido, ela obteve apenas a  32a posição.

A versão com os Bee Gees, embora gravada primeiro, acabou saindo dois anos depois, na coletânea "Greatest", de 1979. É muito semelhante à de Andy, já que Barry também cantou com ele nos vocais de apoio. Para a versão com Andy, no entanto, Barry adicionou alguns versos antes de começar a repetir o refrão que leva ao final da música, fazendo uma 'ponte' entre a segunda parte e a última: "We changed the world, we made it ours to hold/But dreams are made for those who really try/This losing you is real/But I still feel you here inside" (Nós mudamos o mundo, nós o tornamos nosso/ Mas os sonhos são feitos para aqueles que realmente tentam/Perder você é real/Mas eu ainda te sinto aqui dentro").  Embora tenha casado perfeitamente com o restante da canção, Blue Weaver, seu parceiro na autoria e arranjador da faixa disse, certa vez, que prefere a música sem o trecho adicional.

Uma raridade em CD.


01 - Shadow Dancing [04:36]
02 - Why    [04:31]
03 - Fool For A Night   [03:22]
04 - An Everlasting Love  [04:10]
05 - (Our Love) Don't Throw It All Away  [04:10]
06 - One More Look At The Night    [03:47]
07 - Melody              [04:03]
08 - I Go For You     [04:19]
09 - Good Feeling    [03:48]
10 - Waiting For You    [04:14]


Download

Um comentário:

  1. Meu Brother, nem sabia que Andy Gibb tinha trabalhos Solos, pensei que só Robin Gibb tinha, vou ouvir esse pois sinceramente não conheço. Mas como os ``Gibbs``(Infelizmente eram) muito talentosos, com certeza esse deve ser um ótimo trabalho tambem. Valeu Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir