domingo, 12 de setembro de 2021

Henry Mancini - Breakfast At Tiffany's (Trilha Sonora do Filme) (1961)

O filme "Breakfast At Tiffany's" (no Brasil, "Bonequinha de Luxo") foi um grande sucesso do cinema no início dos anos '60, levando diversos prêmios, inclusive o de melhor canção (por "Moon River") e de melhor atriz (para Audrey Hepburn). O filme, uma comédia romântica "água-com-açúcar", tem um enredo bem simples, mostrando uma garota (Holly Golightly) que ganha a vida como acompanhante de luxo e de pequenos bicos, vivida por Audrey. Apesar disso, ela é bastante ingênua e todas as manhãs toma seu café numa cafeteria em frente à megajoalheria Tiffany's & Co., para esquecer de seus problemas, e vive num apartamento simples em Nova York. Seu sonho, para dar uma guinada de vez na vida, é casar-se com um milionário, mas seus planos começam a ir por água abaixo quando ela conhece Paul (vivido por George Peppard),  um jovem escritor mantido pela amante (mais velha que ele), que acaba de se mudar para o mesmo prédio.

Toda a trilha sonora foi escrita especialmente para o filme, inclusive a canção principal (e a melhor do CD) "Moon River". Composta por Henry Mancini e Johnny Mercer, a música ganhou o Oscar de Melhor Canção Original naquele mesmo ano. O primeiro minuto da música é instrumental, com os cantores de Mancini entrando depois, e seguindo até o final. A letra retrata a esfera de um sonhador, que deseja partir pelo mundo em busca daquilo que  almeja - e, nesse mundão, há muito o que se ver ("Two drifters/Off to see the world/There's such a lot of world to see") até que se alcance o tão sonhado "fim do árco-íris" ("We're after the same/Rainbow's end"). Música merecidamente premiada.

Diversos covers da música surgiram ao longo dos anos, sendo que uma das mais conhecidas foi a de Andy Williams, de 1962, embora Frank Sinatra também tenha feito a sua versão no mesmo ano. Há também uma gravação com a própria Audrey, que é ouvida no filme, mas que só saiu em CD na edição comemorativa de 50 anos.

Apesar de ter se tornado a canção mais famosa da trilha sonora, a música tema mesmo é "Breakfast At Tiffany's", muito gostosa de ouvir, conduzida com maestria por Mancini e seu coro de cantores.

"Mr. Yunioshi" foi escrita para o personagem Sr. Yunioshi, senhorio do prédio que, apesar de  japonês, era interpretado pelo americano Mickey Rooney, sem nenhuma ascendência oriental. Por conta disso, o ator precisou de muita maquiagem e prótese para entrar no papel. A belíssima "Holly" é tema da personagem central, música que inspira docilidade, romantismo e ingenuidade.  Em outras faixas, Mancini arriscou um ritmo latino, como "Loose Caboose" e "Something For The Cat".  

Este é um CD para relembrar um pouco do que Mancini era capaz de fazer.


01- Moon River    [02:40]

02- Something For Cat    [03:08]

03- Sally's Tomato    [03:06]

04- Mr. Yunioshi    [02:30]

05- The Big Blow Out    [02:27]

06- Hub Caps And Tail Lights (OST 'Breakfast At Tiffany's')    [02:29]

07- Breakfast At Tiffany's    [02:45]

08- Latin Golightly    [02:55]

09- Holly    [03:19]

10- Loose Caboose    [03:09]

11- The Big Heist    [03:07]

12- Moon River Cha Cha    [02:34]


Download


4 comentários: