sábado, 20 de agosto de 2022

Vários Artistas - Pantanal (1990)

 Mais de 30 anos depois, uma novela exibida pela extinta Rede Manchete, originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa, volta a ganhar os holofotes na TV. Num remake adaptado pelo seu neto, Bruno Luperi, "Pantanal" mantém o mesmo clima da trama da época, e a trilha sonora também seguiu suas origens. A novela chegou a ser reexibida pela própria Manchete em 1998 e, depois, pelo SBT, em 2008, que comprou os direitos de exibição. Aproveitando o momento, nada melhor do que revisitar as músicas da produção original.

O tema de abertura é o mesmo em ambas as produções, exceto pelo fato de que, na versão atual, a intérprete é Maria Bethânia, e na de 1990, era o grupo de Marcus Viana, o Sagrado Coração da Terra. A grandiosidade da composição do próprio Marcus se deve à sua formação, com passagens pela Orquestra Sinfônica de Harvertown, nos EUA, e pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Neste disco, Marcus também interpreta "Amor Selvagem", tema de amor que embalou o casal de protagonistas Juma e Jove, vividos por Cristiana Oliveira e Marcos Winter.  No LP, "Pantanal" aparece apenas como uma vinheta de pouco mais de 1 minuto; por isso, adicionei uma faixa bônus com a música completa.

A trilha original abre com Robertinho do Recife, que integrou a banda de pop/rock brasileira Yahoo, trazendo um solo de guitarra numa reinterpretação de "Pepperland". Aqui batizada de "No Mundo Dos Sonhos", a canção foi escrita, originalmente, por George Martin para a animação "Yellow Submarine", dos Beatles, e Pepperland era a terra  onde o quarteto de Liverpool atracava com seu submarino amarelo. Numa novela como "Pantanal", não faria o menor sentido manter o nome de "Terra da Pimenta" (essa seria a tradução literal de "Pepperland"), já que não tem nada a ver com o enredo; por isso, virou "No Mundo Dos Sonhos".

Sá & Garabyra aparecem com uma ode à natureza em "Estrela Natureza", e também fazem coro a Ivan Lins na belíssima "Quem Saberia Perder". Solange Maria e Adauto Santos cantam um misto de valsa e sertanejo, "Triste Berrante", canção dos conhecidos versos "Ali, passava boi, passava boiada/ Tinha uma palmeira na beira da estrada (...)". 

E falando em sertanejo, não poderiam faltar dois nomes consagrados do estilo: Almir Sater e Sérgio Reis. Almir entoa "Um Violeiro Toca" (de autoria dele com Renato Teixeira) e Sergio canta uma canção de Almir, "Comitiva Esperança". Ambas se tornaram, na época, a marca da novela. 

Disco memorável.


01 - Robertinho do Recife - No Mundo dos Sonhos (Pepperland)    [02:20]

02 - Ivan Lins e Sá & Guarabyra - Quem Saberia Perder     [05:05]

03 - Simone - Apaixonada    [03:43]

04 - Orlando Moraes - Divinamente Nua, a Lua    [03:33]

05 - Marcus Vianna - Amor Selvagem    [03:39]

06 - Sá & Guarabyra - Estrela Natureza    [03:06]

07 - Sagrado Coração da Terra - Pantanal [Vinheta]    [01:17]

08 - João Bosco - Memória da Pele    [03:35]

09 - Leo Gandelman - Castigo    [04:48]

10 - Almir Sater - Um Violeiro Toca    [03:38]

11 - Solange Maria e Adauto Santos - Triste Berrante    [03:07]

12 - Sérgio Reis - Comitiva Esperança    [03:32]

13 - Sagrado Coração da Terra - Pantanal    [04:36]


Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário