sábado, 3 de setembro de 2022

Bee Gees - Love Hits (1987)

 

Esta coletânea de "love songs" surgiu, pela primeira vez, em 1987, apenas em disco de vinil, e com uma capa diferente (foto menor). Com a popularização dos compact discs, em pouco tempo, saiu a versão em CD, mas muitos só tiveram acesso a ele anos depois, quando os disquinhos já estavam bem mais consolidados no Brasil. 

A coletânea veio na esteira do lançamento mais recente do grupo, "E.S.P.", também de 1987, que trazia o hit "You Win Again", depois de um hiato de quase sete anos sem gravar. Desse modo, um disco pretendia alavancar as vendas do outro - "E.S.P." tentando cativar um público mais jovem, com um ritmo mais pulsante, mesclando pop, dance music e funk, e a coletânea para os fãs de longa data.

E ela não decepcionou: abrindo com a celestial "Too Much Heaven", o ouvinte já era transportado ao paraíso pessoal dos irmãos Gibb, faixa cujos direitos foram cedidos à UNICEF. A revista Cashbox classificou-a de "suave e sedosa", com ênfase para o falsete de Barry. Falando em falsete, "Fanny (Be Tender With My Love)" foi composta especialmente para Barry usar esse modo de cantar que ele havia recém-descoberto. A faixa foi incluída no LP de 1975, "Main Course", e é uma das melhores daquele álbum.

"(Our Love) Don't Throw It All Away" ficou mais conhecida na voz do irmão mais novo do grupo, Andy Gibb. A música integrou seu LP "Shadow Dancing", de 1978, e foi um grande sucesso. Essa gravação com os Bee Gees apareceu, pela primeira vez, um ano depois, na coletânea "Greatest".

"How Deep is Your Love" dispensa apresentações. É uma das músicas mais famosas do grupo, principalmente por ter integrado a trilha sonora de "Os Embalos de Sábado a Noite". Quando se fala em Bee Gees, muitos já pensam em "How Deep..." e "Stayin' Alive", temas do filme. 

"Os Embalos..." até ganhou uma sequência em 1983, "Os Embalos de Sábado Continuam", cujo título original em inglês, curiosamente, era "Stayin' Alive" - clara tentativa de dar continuidade ao sucesso anterior (e também com John Travolta no elenco, mas dessa vez num filme produzido por ninguém menos que Sylvester Stallone). Nem o filme nem a trilha sonora tiveram o mesmo impacto, apesar da agradável "Someone Belong to Someone" (cuja grafia correta é "Someone Belonging to Someone"), que mostra, mais uma vez, o talento dos Bee Gees para compor canções de amor. Se "Someone..." passou despercebida por você, esta coletânea é oportunidade que faltava para ouvi-la.

"Love You Inside Out" e "Reaching Out" são faixas do disco "Spirits Having Flown". A primeira é mais animada, mas ainda é uma balada romântica que remete ao funk americano, com toques de pop e disco music. A segunda, ao contrário, é bem lenta, quase sofrida, com a voz de Barry predominando na canção.

"Love So Right" é um sucesso do álbum "Children Of The World", de 1976, e chegou à terceira posição na Billboard Hot 100. Na época, o lado B desse compacto foi "You Stepped Into My Life" (também presente nesta coletânea), cuja introdução lembra, em alguns aspectos, "Love You Inside Out". 

A voz de Robin Gibb é o destaque de "I Started a Joke", cujo som melancólico caiu como uma luva para que o cantor explorasse sua amplitude vocal. "I Still Love You" é do álbum "Living Eyes", de 1981, que passou meio despercebido por aqui. Apesar disso, vale a pena ouvir essa faixa bem emotiva.

O CD traz ainda 4 faixas adicionais, que não constam no LP: "Then You Left Me", "Don't Forget To Remember", "Run To Me" e "Massachusets".

Álbum imperdível.


01 - Too Much Heaven    [04:48]

02 - Love So Right    [03:31]

03 - (Our Love) Don't Throw It All Away    [04:01]

04 - Reaching Out    [04:03]

05 - I Started a Joke    [03:06]

06 - How Deep Is Your Love    [04:01]

07 - How Can You Mend a Broken Heart    [03:54]

08 - I Still Love You    [04:23]

09 - Someone Belong to Someone    [04:21]

10 - Love You Inside Out    [04:08]

11 - You Stepped Into My Life    [03:26]

12 - Fanny (Be Tender With My Love)    [04:00]

13 - Then You Left Me    [03:09]

14 - Don't Forget to Remember    [03:24]

15 - Massachusets    [02:20]

16 - Run to Me    [02:59]


Download




3 comentários: