quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Jimmy Cliff - We All Are One: The Best Of (2002)

Esta coletânea  reúne algumas das faixas mais emblemáticas de Jimmy Cliff, sendo uma boa porta de entrada perfeita para quem deseja conhecer a força, a musicalidade e a mensagem desse ícone do reggae. O CD cumpre a função de capturar o espírito de múltiplas facetas do artista, trazendo as mensagens de esperança, crítica social, espiritualidade e celebração da vida.

"We All Are One" é um hino pacifista; um reggae leve, otimista, estruturado em harmonias simples e uma letra que transmite fortemente a ideia de irmandade mundial.

“Reggae Night" é um dos maiores hits de sua carreira. Difícil encontrar alguém que já não tenha dançado ao som vibrante desta faixa. A música traz uma fusão irresistível entre o reggae tradicional e elementos do pop caribenho. 

“I Can See Clearly Now” foi composta e originalmente gravada por Johnny Nash, cantor americano que ajudou a popularizar o reggae fora da Jamaica no início dos anos 1970. A regravação de Jimmy Cliff foi lançada em 1993, especialmente para a trilha sonora do filme "Jamaica Abaixo de Zero", da Disney. Essa versão dominou as rádios e apresentou a música para uma nova geração.

"Now And Forever" é de uma delicadeza ímpar, tratando o amor como uma possibilidade infinita, repleta de ternura e respeito. Você talvez já tenha ouvido essa música na trilha sonora da antiga novela global "Brega & Chique" mas, se ainda não conhece, precisa ouvi-la.

Raridade em forma de CD.


01 - You Can Get It If You Really Want    [02:38]

02 - Roots Woman    [04:17]

03 - We All Are One    [04:31]

04 - Wonderful World, Beautiful People    [03:15]

05 - I Can See Clearly Now    [03:15]

06 - Treat the Youths Right    [03:40]

07 - Hitting With Music    [04:14]

08 - Third World People    [04:20]

09 - Special    [03:51]

10 - Reggae Night    [05:20]

11 - Roots Radical    [04:22]

12 - Sitting In Limbo    [04:55]

13 - Peace Officer    [04:11]

14 - Hanging Fire    [05:24]

15 - Now and Forever    [04:54]


Download

domingo, 23 de novembro de 2025

Trem da Alegria - Trem da Alegria (1992)

 Intitulado apenas "Trem da Alegria", este CD é, na verdade, uma compilação de sucessos do grupo infantil que, praticamente, dominou as paradas de sucessos nas décadas de 80 e 90. A turminha era formada, originalmente por Patrícia Marx, Luciano Nassyn, Vanessa Delduque e Juninho Bill (nascido Luiz Carlos Figueiredo Mello), todos conhecidos, na época, apenas pelos seus primeiros nomes (a única exceção era Juninho). O grupo surgiu depois que Luciano, Patrícia e Juninho se destacaram no 1º Festival Internacional da Criança, organizado pelo SBT. 

De início, Patrícia e Luciano (ainda sem Juninho) foram chamados para a gravação de um um disco com a apresentadora Xuxa e o palhaço Carequinha, que estavam diariamente na televisão com o programa "Clube da Criança", da extinta TV Manchete. Saiu, então, o LP "Clube da Criança", em 1984. O compacto de estreia continha "É de Chocolate" ("Vou te mostrar que é de chocolate/De chocolate que o amor é feito...") e "Carrossel de Esperança" ("A Vida é uma criança/Um carrossel de esperança..."), ambas de autoria de Michael Sullivan e Paulo Massadas. O sucesso foi estrondoso e ganhou as FMs do país. 

Curiosamente, talvez ninguém tenha percebido na ocasião, mas "É de Chocolate" tinha no vocal principal a cantora Emilinha, e não Patrícia ou Luciano (que estavam, sim, na música, mas no refrão), enquanto a guitarra era dominada por Robertinho de Recife. Mesmo assim, o nome das crianças estava sempre em destaque nos compactos  (foto menor, ao lado).

Um ano depois, pelas mãos habilidosas do empresário Miguel Plopschi, a gravadora RCA contratou a dupla e chamou Juninho Bill para integrar o grupo. E aí surgiu o Trem da Alegria. O primeiro LP, de 1985, chegou como "Trem da Alegria do Clube da Criança" e trouxe os hits "Uni, Duni, Tê" e "Dona Felicidade" - novamente, músicas de Sullivan e Massadas, e esta última com participação especial da voz suave de Lucinha Lins. 

Em 1986, o segundo álbum do Trem da Alegria chega às lojas, agora com uma nova integrante,  Vanessa. Dele, saíram os sucessos "He-Man" e "Fera Nenen", sonzinho bem legal, com Juninho no vocal principal e participação de Evandro Mesquita mas, infelizmente, ambas ficaram de fora dessa coletânea.

"Piuí Abacaxí" é uma animada canção que já foi até interpretada pelos palhaços Patati-Patatá e apareceu no terceiro LP do grupo, e ainda contou com a participação especial de Xuxa. Este LP ainda trouxe a alegre "A Orquestra dos Bichos" ("Uma vaca no trombone, galo no saxofone, e  galinha foi cantar no microfone..."). Neste mesmo ano, Patrícia deixa o Trem para seguir carreira solo. 

Com a saída de Patrícia, entra Amanda Acosta para substituí-la e, com ela, o grupo lança o quarto LP.  Aqui, o sucesso fica por conta de "Iô-Iô", com vocais de Luciano, Vanessa e a participação de Xuxa. A música era, inicialmente, para ser só de Xuxa, para o LP "Xuxa 3", mas acabou ficando de fora e entregue pela RCA ao Trem, mantendo os vocais da Rainha dos Baixinhos e acrescentando os demais sobre a mesma base de instrumentos. No entanto,  não é essa a gravação que está na coletânea. A música foi regravada posteriormente, quando Vanessa e Luciano deixaram o grupo, e quando Rubinho Cabrera entrou. Nesta nova versão, os vocais ficam por conta dele e Amanda, e sem Xuxa.

A coletânea também incluiu quatro faixas inéditas, dando um "sabor" de novidade ao disco: "Queremos Mambo", "Tchaca-Tchaca" (com um tom menos inocente do que, talvez, se esperasse do grupo), "Alguém no Céu" (com a participação especial de Roupa Nova e que foi tema da novela global "De Corpo e Alma") e "Torre de Babel".  


01 - Tchaca, Tchaca    [04:02]

02 - Uni, Duni, Tê    [03:56]

03 - Piuí Abacaxí (com Xuxa)    [04:16]

04 - Pra Ver Se Cola    [03:03]

05 - É de Chocolate    [03:50]

06 - Dona Felicidade (com Lucinha Lins)    [03:13]

07 - Io-Io    [03:42]

08 - Pula Corda (com Xuxa)    [03:12]

09 - Alguém No Céu    [04:05]

10 - O Lobisomem    [04:59]

11 - Queremos Mambo    [03:38]

12 - Lambada da Alegria    [04:43]

13 - Torre de Babel    [03:42]

14 - A Orquestra dos Bichos    [03:40]


Download

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Vários Artistas - Old Melodies (2000)

Esta coletânea é, provavelmente, um "bootleg", que contém um apanhado de hits que vão desde a década de 60 até o final dos anos 70. A primeira faixa traz "The Sun Ain’t Gonna Shine Anymore", de 1966, na voz dos The Walker Brothers. A música é um pop dramático , com vocais intensos de Scott Walker.  A letra fala de solidão e desesperança, mas com uma melodia grandiosa que marcou a era. Scott, depois , seguiu carreira solo e se tornou um artista cultuado, conhecido por seu estilo experimental, porém sofisticado.

"Amarsi un Po" é um sucesso da música italiana, interpretada pelos italinos do Ricchi e Poveri , formado nos anos 60. O grupo conquistou a fama na Itália e em outros países europeus, conhecido por suas melodias leves e refrões fáceis de cantar. Esta é mais uma de suas músicas românticas, que evoca simplicidade e ternura. Outro hit do grupo, "Mamma Maria", teve uma versão em português, na voz da banda Grafite.

Lançada em 1967,  "Can't Take My Eyes..." talvez esta seja a canção mais célebre da carreira solo de Frankie Valli, vocalista principal dos The Four Seasons. Mistura um começo intimista com um refrão explosivo e cheio de metais, criando uma das declarações de amor mais vibrantes da música pop. A música foi gravada por inúmeros artistas, dentre eles, a versão Disco de Boystown Gang, e se consolidou  como um clássico.

The Lettermen é um trio vocal americano especializado em baladas românticas e harmonias suaves, típicas do easy listening.. A canção desta coletânea é tema do filme homônimo, "The 7th Dawn", de 1964, estrelado por William Holden. A canção-tema foi composta por Riz Ortolani e, ao contrário do que algumas informações que circulam em outros blogs afirmam, não são os Lettermen que interpretam a música no filme nem na trilha sonora, embora tanto a trilha quanto o compacto de "The Seventh Dawn Theme" do grupo tenham sido lançados no mesmo ano, em 1964. Na verdade, o filme credita apenas o compositor, mesmo havendo vocais femininos na música, embora nenhum outro nome seja mencionado. 

The Lettermen se destacou justamente por esse estilo melodioso, sempre associado a trilhas e canções de amor. Aqui, trazem uma interpretação delicada e cinematográfica.

"Love Grows..." foi lançada em 1970 e se tornou um hit britânico da era bubblegum pop, sendo o maior sucesso da banda Edison Lighthouse, com vocais de Tony Burrows que, curiosamente, também cantava em outras bandas da época, como The Pipkins e First Class. É uma faixa alegre, otimista e contagiante, com refrão grudento. Tornou-se um clássico instantâneo e continua sendo lembrada como um exemplo do pop-rock britânico leve dos anos 70.

Já Seals & Crofts seguem a linha do soft rock com "Summer Breeze". Jim Seals e Dash Crofts formaram a dupla norte-americana em 1969 em Los Angeles, Califórnia, e lançou essa faixa em 1972. Com melodia suave e atmosfera tranquila, a música fala da sensação de paz e aconchego em casa durante o verão, mantendo o clima sereno e espiritualizado.

O maestro e arranjador americano Ray Conniff  marcou a música easy listening, especialmente nos anos 60 e 70. Sua marca registrada era a mistura de coros vocais com grandes arranjos orquestrais. Harmony mantém o estilo alegre e sofisticado, perfeito para embalar momentos românticos e descontraídos. 

Embora seja uma canção mais antiga (de 1931), a versão gravada em 1968 pelo grupo vocal The Mamas & The Papas tornou-se uma das mais populares. O grupo californiano marcou os anos 60 com seu folk-pop cheio de harmonias. Cass Elliot, com sua voz calorosa e marcante, deu à música um tom doce e nostálgico, eternizando-a.

Outros artistas integram a coletânea, como Carpenters (com uma versão mais longa de "I Need To Be In Love"), Andy Gibb e Al Wilson. 


01 - The Walker Brothers - The Sun Ain't Gonna Shine Anymore    [03:15]

02 - Ricchi E Poveri - Amarsi Un Po'    [03:25]

03 - Frankie Valli - Can't Take My Eyes off You    [03:22]

04 - The Lettermen - The Seventh Dawn Theme    [03:01]

05 - Edison Lighthouse - Love Grows (Where My Rosemary Goes)    [02:54]

06 - Seals and Crofts - Summer Breeze    [03:25]

07 - Ray Conniff - Harmony    [02:44]

08 - Simon & Garfunkel - The Sound of Silence    [03:05]

09 - The Mamas & The Papas - Dream A Little Dream Of Me    [03:12]

10 - Carpenters - I Need To Be In Love (Long Mix)    [05:05]

11 - Andy Gibb - An Everlasting Love    [04:06]

12 - Al Wilson - Show and Tell    [03:28]

13 - Henry Mancini - Moon River    [02:42]


Download