sexta-feira, 16 de abril de 2021

Vários Artistas - Love Flashback 3 (1999)

Este é mais um volume da coleção Love Flashback, que traz mais músicas incríveis. 

É difícil encontrar uma faixa dos australianos do Tin Tin em coletâneas. O duo, formado inicialmente por Steve Groves e Stephen Kipner, lançou apenas dois LPs, um em 1970 e outro em 1971. O maior hit foi "Toast And Marmalade For Tea", do primeiro, produzido por ninguém menos que Maurice Gibb, dos Bee Gees (que também tocou piano e baixo em várias faixas).  O que se tinha, inicialmente, eram versos soltos escritos por Groves. Eles foram rearranjados em duas estrofes de 4 versos cada e, a partir daí, bastou alternar, ao longo da música, entre uma estrofe e outra, à medida que a harmonia ia crescendo e a canção ganhava corpo.  O som do pianinho distorcido que começa já na introdução foi um "bônus" acidental: o técnico de som se inclinou sobre a mesa de mixagem, modificando a sonoridade - e acabou ficando! A música chegou ao Top 20 americano e, apesar de rara hoje em dia, é uma peça fundamental da trilha dos anos 60. E Stephen Kipner, depois do Tin Tin, marcou presença como compositor de vários sucessos por aí. É dele "Physical", de Olivia Newton-John, e "20/20", de George Benson.

Jimmy Helms mostra todo o seu potencial em "Gonna Make An Offer You Can't Refuse", extraída do álbum homônimo de 1974, e que se tornou seu single de maior sucesso, chegando à posição de número 8 nas paradas britânicas. Embora outras faixas de seu LP tivessem boas chances, nenhuma alcançou posição de destaque. Isso não significa que esse americano da Flórida tenha ficado parado, mas o sucesso só lhe sorriu de novo quando formou o grupo de dance music Londonbeat (sim, você conhece: ouça "I've Been Thinking About" e "You Bring On The Sun", dos anos '90, onde a voz de Jimmy parece nem ter visto o tempo passar)

"In And Out Of Love" é típica de Robin Gibb: não dá pra ouvir sem ser tocado de algum modo, geralmente do melhor jeito possível. Voz e melodia casam perfeitamente e o vibrato de Robin sempre traz um sentimento especial. Essa faixa faz parte do LP "How Old Are You", que também lançou a famosíssima "Juliet".

"Three Times In Love" é a faixa do álbum homônimo de Tommy James que, durante anos, foi o vocalista da banda Tommy James & The Shondells. Alegre, ela guarda uma notável similaridade com o estilo de várias canções do ex-Beatle George Harrison (há até uma certa semelhança na voz). De letra simples e balanço muito gostoso, a faixa chegou à posição de número 19 na Billboard Hot 100 - nada mal!

A banda KC & The Sunshine Band é mais conhecida pelas músicas que embalaram a era Disco, como "That's The Way I Like It", "Shake Your Booty" e "Keep It Comin' Love". No terreno das baladas para dançar juntinho, o carro chefe sempre foi "Please Don't Go" (que, na década de '90, voltou ao estrelato em versão dançante pelos italianos do Double You).  Menos conhecida, esta "All Through The Night" não decepciona. Dá pra imaginar direitinho a boate, com luz adequada, e os casais dançando de rosto colado. 

A aparência maquiada de Alice Cooper talvez tenha passado sempre uma imagem muito mais "heavy metal" do que seus trabalhos realmente foram. O LP "Lace And Whiskey", de 1977, do qual saiu esta lovesong "You And Me", é um bom exemplo. Tem rock, soft-rock e música lenta, e todas de boa qualidade. "You And Me" foi a escolhida das FMs por ser pop e a mais comercial desse disco (e foi, claro, o primeiro single), mas não pense em "pop" e "comercial" pelo viés pejorativo (na mesma linha, ele lançaria no ano seguinte "How You Gonna See Me Now"). É, ele sabia o que estava fazendo.

E o pessoal do The Hollies aparece aqui com "Lonely Hobo Lullabye", um pop/country que mostra um viajante que segue seu caminho, parando apenas para remendar o couro dos sapatos e, depois, seguir em frente, já que não tem família ou um amor que o prenda num local específico. Apesar do que pode parecer num primeiro momento, a música traz um sentimento agradável de alguém que está em busca dos seus objetivos, e os vocais do grupo só reforçam esta suave nuance.

É mais um flashback de qualidade para a coleção!


01- Silvering - You    [04:19]
02- Dollar - I Need Your Love    [03:47]
03- Tin Tin - Toast And Marmalade For Tea    [02:21]
04- Alice Cooper - You And Me    [05:04]
05- Robin Gibb - In And Out Of Love    [03:49]
06- The Hollies - Lonely Hobo Lullabye    [04:10]
07- Rex Smith - You Take My Breath Away    [03:07]
08- KC & The Sunshine Band - All Through The Night    [04:31]
09- Jimmy Helms - Gonna Make You An Offer You Can't Refuse    [03:37]
10- Pierre Groscolas - Fille Du Vent    [03:12]
11- White Lion - When The Children Cry    [04:17]
12- Peter Murphy - Strange Kind Of Love    [03:48]
13- The Fixx - No One Has To Cry    [03:47]
14- Joe Egan - Back On The Road    [04:18]
15- Tommy James - Three Times In Love    [04:05]
16- Grace Slick - El Diablo    [05:48]
17- Pussycat - Mississipi    [04:36]



6 comentários:

  1. Oi Alexandre,
    Nossa! Eu fico sempre admirada de ler o que você escreve sobre a música, o álbum ou do intérprete. Sabe por quê?
    Eu amo música. Mas nunca fui de procurar saber detalhes. Mal isso!
    É que eu me contento somente com a melodia. Adoro música internacional, mas não manjo nada de inglês. Tanto que já dancei "rostinho colado" música que falava de briga, de morte.rsrs
    Este CD é lindíssimo!
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margareth, somos dois bons amantes de música, então! E vale a pena sim dançar qualquer música de rosto colado (se for baladinha, pq não? rsrs).

      Excluir
  2. Amo a música "Gonna Make An Offer You Can't Refuse" com o Jimmy Helms. Ouvi as outras duas que você destacou. Conheço também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro essa música também, mas lembro que demorei pra descobrir quem cantava ou o nome da música. Fui "chutando" algumas frases na época dos downloads via Napter (lembra?) e acertei no nome! Baixei e conheci o cara! rsrsrs

      Excluir
    2. Napter não é nem questão de não lembrar. É de não saber do que se trata mesmo.rsrs
      Mas deve ser algum aplicativo de reconhecer música. É isso?
      Não sei se já te falei. Mas tinha uma época que, quando eu queria saber como descobrir o nome de uma música, cantava (imagina eu que não sei cantar inglês cantando.kkkk) para o meu filho (tadinho). Ele tentava pegar uma ou outra palavra e buscava no google. Algumas vezes ele encontrava.
      Anos depois minha filha instalou no meu celular o SoundHound. Uma bênção! Nunca mais fiquei sem saber o nome de uma música.

      Excluir
    3. Ah, o Napster era um programa de computador que, quando surgiu o mp3, dava pra compartilhar arquivos de música entre pessoas que usavam esse mesmo software. E aí virou uma pirataria total: vc pesquisava o nome de uma música (ou artista) no Napster e ele buscava quem da rede tinha o arquivo e aí vc baixava. Foi uma revolução, até proibirem! rs

      Excluir