sábado, 12 de novembro de 2022

Gal Costa - Gal Costa (1986)

Esta é uma obra peculiar de Gal Costa, que saiu apenas no exterior, e incluiu faixas tanto do LP "Profana" (de 1984) quanto do LP "Bem-Bom" (1985).  O CD abre com "Vaca Profana", de "Profana" que, no Brasil, foi censurada pela ditadura militar, impedindo sua execução pública (o que só tornou o disco ainda mais atraente). O CD segue com "Nada Mais", uma deliciosa versão de "Lately", de Stevie Wonder, feita por Ronaldo Bastos;  depois, vem "Último Blues", de Chico Buarque, esta do LP "Bem-Bom". 

De "Bem-Bom", ainda temos a belíssima "Um Dia de Domingo", de Michael Sullivan e Paulo Massadas, com a participação de Tim Maia, ambos arrebentando num dueto pra lá de especial, e "Musa de Qualquer Estação", de Roberto e Erasmo Carlos.

As demais faixas são de "Profana": "Chuva de Prata", com a participação de Roupa Nova nos vocais; "Topázio", de Djavan; "O Revólver do Meu Sonho", de Frejat, Gilberto Gil e Wally Salomão, que joga a cantora nos braços do rock; "Ave Nossa", de Moraes Moreira, e "De Volta Ao Começo", de Gonzaguinha. Não podia faltar, claro, os frevos "Atrás da Luminosidade" e "Onde Está o Dinheiro", duas canções famosíssimas na voz da cantora!

Não dá pra encontrar uma única faixa ruim neste disco. Raridade dessa eterna musa da MPB!


01 - Vaca Profana    [04:46]

02 - Nada Mais (Lately)    [04:15]

03 - Último Blues   [04:43]

04 - Atrás da Luminosidade   [02:30]

05 - Topázio   [04:15]

06 - O Revólver do Meu Sonho  [04:28]

07 - Onde Está o Dinheiro   [02:25]

08 - Chuva de Prata (com Roupa Nova) [03:07]

09 - Um Dia de Domingo (com Tim Maia)  [06:11]

10 - Ave Nossa    [03:33]

11 - De Volta Ao Começo  [05:01]

12 - Musa de Qualquer Estação  [03:43]


Download

6 comentários:

  1. Oi Alexandre,
    Parabéns pela postagem! Amo as canções da Gal!! Uma pena que não consegui assistir um show dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margareth, quanto tempo! Sumiu hein! Bom ver vc aqui novamente! Também nunca tive a oportunidade de ver um show dela, mas devia ser sensacional. Gosto praticamente de tudo que ela canta. Aliás, como não gostar, né? rsrs

      Excluir
    2. De vez em quando eu dou uma sumidinha. Mas só do blog. Meu e de quem eu sigo. Mas não é proposital não. É por falta de tempo de navegar. Porque eu amo escrever no meu e visitar os blogs. Principalmente o seu, pois você posta sobre uma das coisas que mais amo nessa vida... Música.
      Gal Costa tinha uma voz muito poderosa. Acho que não tem quem não gostava das músicas dela.

      Excluir
    3. Ah, eu faço ideia. Pra mim também é difícil manter uma certa regularidade, mas como é um hobbie que adoro, tento prosseguir com frequência. Mas não é fácil, não! kkkkkkkkk

      Excluir