segunda-feira, 10 de maio de 2021

New Radicals - Maybe You've Been Brainwashed Too (1998)

 

O New Radicals é, na essência, o cantor e compositor norte americano Gregg Alexander, já que ele foi o mentor, escreveu todas as músicas e o único (além da tecladista) que perdurou no "longo" período de dois anos de existência do grupo. O cara já compunha e tocava piano desde pequeno e chegou a integrar diversas bandas, mas só em 1989 conseguiu um contrato para lançar seu primeiro disco, "Michigan Rain" -  mas nada aconteceu. 

Outro LP se seguiu ao primeiro, com três canções repetidas e algumas releituras do disco anterior, mas sem sucesso. Até que resolveu criar o New Radicals. Reuniu alguns amigos e, junto com a atriz, cantora e compositora (e também tecladista) Danielle Brisebois, levantou um grupo de pop/rock alternativo que abocanhou as paradas de sucesso. Seu primeiro single, "You Get What You Give" (onde, num primeiro momento, a voz de Gregg lembra a de Mick Jagger), conseguiu as posições de número 5 na Singles Chart do Reino Unido e número 1 na RPM Canadian Singles Chart; nos EUA, ficou na modesta 36a posição.


A música soa alegre, mas faz duras insinuações contra empresas e indústrias, além de banqueiros, dos planos de saúde abusivos e até da famosa Food And Drug Administration (a FDA, que regulamenta o setor de alimentos e farmacêutico americanos). O videoclipe (filmado no Staten Island Mall em Nova York) complementa a canção, fazendo um chamamento em pleno Shopping Center para que os jovens se "rebelem" contra tudo aquilo que oprime os cidadãos, mas sem tirar a música do coração. Aliás, não é à toa que o disco recebeu o nome de "Talvez Você Também Tenha Sofrido Lavagem Cerebral" (essa é a tradução do original em inglês), já que muitas vezes se é obrigado a aceitar uma situação e se conformar com ela. Com "You Get What You Give", o autor quis dar uma chacoalhada no modo como encaramos algumas "certezas" e chama a garotada, quem tem a "doença dos sonhadores" ("Wake up, kids/We got the dreamers disease") para acordar e enfrentar o mundo. Na parte final da letra, Gregg explicitamente, critica até grandes artistas, como Marilyn Manson e Courtney Love (viúva de Kurt Cobain, ex-vocalista do Nirvana), chamando-os de falsos já que, na pior das hipóteses, eles ainda têm como se refugiar em suas belas mansões ("Courtney Love and Marilyn Manson/You're all fakes/Run to your mansions"). 

Já na faixa-título, onde ele poderia ter ido mais fundo no assunto, decidiu se apresentar como alguém que sofreu, de fato, uma lavagem cerebral e, salvo um verso ou outro, segue proferindo palavras desconexas para a namorada, enquanto pede sua ajuda. 

O segundo (e último) single foi "Someday You'll Know (gravado também por Mandy Moore e Jonathan Foreman), um pop/rock romântico, onde o autor menciona tantas dúvidas que passam pela cabeça, tantas perguntas sem respostas, enquanto dirige meio sem destino, mas, a questão mais importante é por que o amor de sua vida não está lá com ele.

Em 1999, cansado das turnês e das aparições em programas de TV e rádio, desfez o grupo. Sua aversão à exposição pessoal contribuiu para acelerar o fim. Mas nem por isso Gregg ficou parado. Ele escreveu contribuições para o Boyzone, Hanson, Enrique Iglesias e, a melhor de todas, "The Game Of Love", que levou o Grammy Award quando foi gravada por Michelle Branch e pelo virtuose da guitarra Carlos Santana.

01 - Mother We Just Can’t Get Enough  [05:45]
02 - You Get What You Give    [05:02]
03 - I Hope I Didn’t Just Give Away the Ending  [06:37]
04 - I Don’t Wanna Die Anymore    [04:16]
05 - Jehovah Made This Whole Joint for You  [04:11]
06 - Someday We’ll Know    [03:37]
07 - Maybe You’ve Been Brainwashed Too  [05:20]
08 - In Need of a Miracle  [03:43]
09 - Gotta Stay High         [03:05]
10 - Technicolor Lover      [03:43]
11 - Flowers    [03:51]
12 - Crying Like a Church on Monday  [05:02]



Nenhum comentário:

Postar um comentário