segunda-feira, 24 de junho de 2019

Fafá de Belém - Fafá (1989)

Gravado em outubro de 1989, este álbum lançou, pelo menos, três grandes sucessos. O maior deles, sem dúvida, foi "Nuvem de Lágrimas", com Chitãozinho e Xororó. O refrão forte das vozes de Fafá  e da dupla sertaneja ainda ecoam na cabeça de muitos que vivenciaram a época: "Aaaah, jeito triste de ter você/ Longe dos olhos e dentro do meu coração/Me ensina a te esquecer/Ou venha logo e me tire dessa solidão". A faixa também fez parte do LP "Cowboy do Asfalto" da dupla, lançado em 1990. Como o álbum da cantora saiu quase um ano antes, "Nuvem de Lágrimas" já havia ficado conhecida quando "Cowboy do Asfalto" chegou às lojas, o que gerou encomendas antecipadas de um milhão de cópias! Também pudera: Fafá de Belém estava no auge da carreira, e também Chitãozinho e Xororó ´galgavam as paradas, lançamento após lançamento. O resultado só poderia ser dos melhores.

Além desse estrondoso hit, outra canção, impulsionada pela novela "Tieta", da Rede Globo, se tornou um sucesso: "Coração do Agreste". A música fala da trajetória da personagem principal da trama, a própria Tieta, vivida por Betty Faria; é um olhar interiorizado, uma reflexão sobre seus amores e suas mágoas. Esta foi uma das composições mais famosas de seu autor, Moacyr Luz, em parceria com Aldir Blanc.

Falando em compositores, o álbum traz, pelo menos, três duplas de compositores feras: Michael Sullivan e Paulo Massadas, José Augusto e Paulo Sérgio Valle, e Carlos Colla e Marcos Valle. Dos dois primeiros, temos "Amor Cigano" e "Coisas Mais Loucas". "Amor Cigano" abre o disco e letra e música casaram muito bem com a voz poderosa da artista; difícil pensar em outra pessoa entoando "Vida minha, vida minha, meu amor cigano/Como posso me enganar, fingir que não te amo". Já "Coisas Mais Loucas" revela uma mulher completamente apaixonada, que fez loucuras pelo seu amor, mas que agora a deixou, e canta em sofrimento: "Como te esquecer se eu já me acostumei? / Com teu olhar, a tua voz, a tua mão".  

Carlos Colla e Marcos Valle nos brindam com "Será" (nada a ver com a música homônima do grupo de rock Legião Urbana), que já valeria só pelo solo de sax; não satisfeitos, fizeram também uma excelente canção, num clima menos de sofrência (como nas anteriores) e mais de saudades (ardentes, é verdade, porém saudades). Também é da dupla "Eu Preciso de Você na Minha Vida" que, coincidência ou não, também tem um par de sax, desta vez na introdução, belissimamente executados por Zé Carlos e Milton Guedes. 

E, finalmente, José Augusto e Paulo Sérgio que, apesar de compositores de peso, não conseguiram tirar o melhor proveito desta "Só Pra Te Ver Feliz" (mas que se redimiram maravilhosamente bem ao oferecerem a  Chitão e Xororó a fenomenal "Evidências" para o LP  "Cowboy do Asfalto").

Fafá de Belém também quis apostar numa releitura de "Chorando se Foi", apesar de a música  já ter sido muito "batida" nas vozes do grupo Kaoma e de Margareth Menezes. Ficou Ok. Apenas Ok. 

CD raríssimo; para ouvir do começo ao fim.


01- Amor Cigano  [04:43]
02- Será    [04:39]
03- Nuvem de Lágrimas    [04:16]
04- Volta Logo    [04:23]
05- Só Pra Te Ver Feliz    [04:15]
06- Chorando Se Foi (Llorando Se Fue)    [03:25]
07- Coração do Agreste    [04:18]
08- Coisas Mais Loucas    [04:29]
09- Conversa Bonita    [03:43]
10- Eu Preciso de Você Na Minha Vida    [04:26]
11- Ninguém Vive Sem Amor  [04:40]
12- Nova Delhi    [03:57]


Download        Link com problemas? Me avise!

2 comentários:

  1. El cd del 92 de Mano a Mano alguna posibilidad de compartirloo??
    Saludos

    ResponderExcluir