sábado, 22 de junho de 2019

Orchestral Manoeuvres In The Dark (OMD) - Sugar Tax (1991)

Andy McCluskey e Paul Humphreys formaram o Orchestral Manoeuvres In The Dark (ou, simplesmente, OMD) em 1978. Junto com Martin Cooper e  Stuart Kershaw lançaram, em 1979, o primeiro single, entitulado "Electricity", que acabou ganhando popularidade ao longo do ano seguinte. Em 1981, com o primeiro LP na praça, o grupo conseguiu certo reconhecimento, e desde então, não pararam mais, trazendo eletrônico de qualidade ao longo dos anos. Este "Sugar Tax", de 1991, é o álbum que tornou famosa a música "Pandora's Box", tanto em FMs quanto em pistas de dança - e você, provavelmente, já cantarolou seus versos: "And it's a long, long way (long way)/ From where you want to be / And it's a long, long road (too long) /But you're too blind to see". A inspiração para a faixa veio do trabalho da atriz americana Louise Brooks, que estrelou o filme alemão homônimo em 1929. O OMD fez uma homenagem a ela, embora a frase "Pandora's Box" nunca seja mencionada. 

O filme, meio pesado para a época, tratava de costumes sexuais muito "modernos", retratando também o lesbianismo. Brooks conseguia explorar seu lado sedutor nas telas como ninguém, o que foi motivo de severas críticas, mas projetou a atriz para outros trabalhos na Europa. A música narra um pouco da história de Brooks, começando pela cidade onde nasceu e seu retorno para Nova York depois desses trabalhos: "Born in Kansas/On an ordinary plain/Ran to New York/But ran away from fame".

O videoclipe da música traz cenas do filme, feito em preto-e-branco, além de legendas pontuais que narram sua trajetória. "Pandora's Box", o segundo single desse álbum, atingiu a sétima posição na Áustria, sétima no Reino Unido e a 11ª na lista Hot Dance Club Play dos EUA.

O primeiro single foi "Sailing On The Seven Seas", bem bacana, cujo desempenho foi melhor nas paradas, conquistando a sétima posição nos EUA, terceira no Reino Unido, e nona na Alemanha. O terceiro single, embora uma faixa mais lenta e bem feita, era muito diferente das duas anteriores e, talvez por isso, falhou terrivelmente. Também o single seguinte, "Call Your Name", a despeito de sua semelhança com "Pandora's Box", falhou igualmente.

O saldo do álbum, no entanto, é positivo e vale ser ouvido. Não deixe de ouvir "Speed of Light" e "All That Glitters". Ah, a lenta "Was It Something I Said" também é legalzinha. CD raro.


01- Sailing On The Seven Seas    [03:46]
02- Pandora's Box    [04:10]
03- Then You Turn Away    [04:17]
04- Speed of Light               [04:29]
05- Was It Something I Said  [04:30]
06- Big Town    [04:20]
07- Call My Name  [04:24]
08- Apollo XI         [04:13]
09- Walking On Air    [04:51]
10- Walk Tall        [03:56]
11- Neon Lights    [04:19]
12- All That Glitters    [04:05]


Download        Link com problemas? Me avise!

Nenhum comentário:

Postar um comentário